Lição 2: Ganância: O Buraco Sem Fundo - 06 a 13 de Julho 2019

Lição 2: Ganância: O Buraco Sem Fundo - 06 a 13 de Julho 2019

www.licao7.com.br
SÁBADO A TARDE - 06 DE JULHO 2019 - GANÂNCIA: O BURACO SEM FUNDO


“Pois o homem é escravo daquele que o domina” 2 Ped. 2:19

Bom dia amigos, um ótimo sábado para todos vocês, esta semana vamos estudar sobre a vida de um homem que foi levado a ruína por almejar mais os lucros desta terra do que o céu.

Alguém teve a brilhante ideia de construir um tipo de comparação entre os diversos tipos de cristão veja a lista a seguir:

Alguns são como carrinho de mão- precisam ser empurrados para trabalhar.

Alguns são como papagaio (pipa)- precisam de barbante para se conservarem na linha.

Alguns são como a canoa- só andam a remo.

Alguns são como gatinho- contentes só quando lhe agradam.

Alguns são como bola de futebol- ninguém sabe o rumo que tomam.

Alguns são como balão de gás- cheios de ar, prontos para explodir.

Alguns são como trailer- tem que ser puxados.

Alguns são como baterias descarregadas- sem força nem energia.

Alguns são como o clima- mudam o tempo todo.

Alguns são como bebês- sem senso de responsabilidades.

Alguns são como microscópios– sempre mostrando a pequenas falhas e tornando-as grandes.

Outros são como o nascer do sol- podemos sempre depender deles.

Outros são como a rocha de Gibraltar- firmes, constantes e imutáveis (no trabalho do Senhor).Pense: Balão foi inconstante e isso lhe causou a ruína.

Decisão: Segundo sua decisões que tipo de cristão você tem sido?


DOMINGO, 07 DE JULHO 2019 - O RESUMO DA HISTÓRIA

Balaque, rei de Moabe, estava amedrontado. Ele sabia que Israel era um povo numeroso e este rei estava a par do sucesso deste povo. Agora Israel estava acampado na fronteira de seu país! O que ele fez então? Ele enviou mensageiros ao profeta Balaão, pedindo-lhe que viesse amaldiçoar Israel (Números 22). Balaão, instruído pelo Senhor, recusou, mas, Balaque mandou mais mensageiros, oferecendo recompensas ainda maiores. Então Balaão estava possuído por sua cobiça e desejava fazer o que Balaque pedia. Quando Balaão consultou o Senhor novamente, foi-lhe dito que fosse com os mensageiros.

Quando Balaão chegou a Moabe, a única coisa que ele pôde fazer foi abençoar Israel! Três vezes Balaque fez preparações para Balaão amaldiçoar Israel e todas as vezes o Senhor não permitiu que ele amaldiçoasse Israel; em vez disso, o profeta pronunciou bênçãos sobre Israel. Balaque enfureceu-se com Balaão e mandou-o embora (Números 23-24).

Este, porém, não é o fim da história. Mais tarde, o povo de Israel pecou, cometendo fornicação e idolatria com as mulheres moabitas, e Deus enviou uma praga que matou 24.000 israelitas (Números 25).

Adivinha quem estava envolvido nesta trama para que Israel pecasse. Exatamente Balaão, foi ele quem aconselhou Balaque a instigar Israel a participar da idolatria (Números 31:16; Apocalipse 2:14; Judas 11; 2 Pedro 2:15). Balaão foi incapaz de amaldiçoar Israel diretamente, mas, ele sabia que havia outra maneira de vender o povo de Israel, era só leva-los a se desviar de Deus.

Por que Balaão fez isto? Pelo mesmo motivo que muitos abandonam os caminhos de Deus hoje, ganância. Ele foi reprovado pela sua própria jumenta (Números 22:21-34) e mais tarde foi morto numa batalha com os israelitas. Contudo, talvez, uma lição mais sutil nos espera nesta história. Deus protegeu seu povo não permitindo que Balaão o amaldiçoasse, mas Israel trouxe maldições sobre si mesmo ao desobedecer o Senhor.

Do mesmo modo, Deus prometeu proteger seu povo escolhido de nossos dias, a igreja (João 10:28-29). Satanás está limitado em seu poder para afligir o povo de Deus, exatamente como Balaão estava (Tiago 4:7).Pense: O que tem feito você abandonar os caminhos do Senhor, o que você precisa fazer para vencer?

Decisão: Decida ficar ao lado do Senhor, para sempre, decida abandonar o que você sabe que lhe faz mal.


SEGUNDA-FEIRA, 08 DE JULHO 2019 - ESCOLHER VIVER ETERNAMENTE OU SEGUIR ESTE MUNDO PASSAGEIRO?

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. I Timóteo 6:7

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. I Tim.6:9-10.

Conta-se a história de um marinheiro em um navio a naufragar. Dizem que o navio estava cheio de ouro, nos tempos da conquista espanhola. O Comandante do navio ordenou que todos os homens abandonassem a embarcação.

Ao fazer ele a ultima ronda para averiguar se todos estavam salvo no botes, percebeu um homem escondido num canto do navio, ele estava assentado sobre um baú cheio de ouro e outro aberto cheio de barra de ouro diante dele.

O que você ainda está fazendo aqui perguntou a capitão? Não sabes que o navio vai afundar? Perguntou o capitão novamente.

Sim, senhor- respondeu o homem- mas, não me importo com isso.

Como não – disse o capitão- você prefere morrer aqui com este ouro do que tentar se salvar? O homem então disse: “Fui pobre toda a minha vida, pelo menos hoje tenho a oportunidade de morrer rico”.

É apenas uma ilustração, mas, isto aconteceu com Balão, ele preferiu o dinheiro do que Deus ou seja ele escolheu as coisas passageiras deste mundo e não o céu eterno. Quantos não fazem o mesmo ainda hoje?

Pense: Há coisa que o dinheiro não compra, também existem coisas que este mundo, que o pecado não pode nos garantir (Vida eterna).

Decisão: O que tem sido prioridade na sua vida, Deus ou o trabalho, a bíblia ou internet, a igreja ou os amigos. Você está investindo neste mundo ou na eternidade?


TERÇA-FEIRA, 09 DE JULHO 2019 - CRISTÃOS DE MEITIRINHA

“Nem todo que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu pai que está no céu”. Mateus 7: 21

Balaão já havia sido um bom homem e profeta de Deus; mas apostatara e entregara-se à cobiça; todavia professava ainda ser servo do Altíssimo.

Não ignorava a obra de Deus em prol de Israel; e, quando os enviados comunicaram sua mensagem, bem sabia que era seu dever recusar as recompensas de Balaque, e despedir os embaixadores.

Mas arriscou-se a contemporizar com a tentação, e instou com os mensageiros para que ficassem com ele aquela noite, declarando que não poderia dar resposta decisiva antes que houvesse pedido conselho da parte do Senhor. Balaão sabia que sua conduta não poderia prejudicar Israel. Deus estava ao lado deles; e, enquanto fossem fiéis, nenhum poder adverso, da Terra ou do inferno, poderia prevalecer contra eles. Mas seu orgulho fora lisonjeado com as palavras dos embaixadores: "A quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado."

As seduções de valiosas dádivas e a exaltação em perspectiva provocaram-lhe a cobiça. Avidamente aceitou os tesouros oferecidos, e então, ao mesmo tempo em que professava obediência estrita à vontade de Deus, procurou satisfazer os desejos de Balaque. Patriarcas e Profetas, p. 438 e 439.

O mundo está cheio de cristãos como Balaão que professava ser servo de Deus mas seu coração estava longe demais. E quanto a nós, que tipo de caminhos estamos seguindo, pense? O que tenho feito em minha vida que tem me colocado no mesmo patamar de Balaão, um cristão de mentirinha.

A vida cristã amigos é uma decisão total, não dá para fingir, há muitos que fazem o que querem e pensam durante a semana e no sábado vestem a capa de cristão. Seja na escola, com um mal testemunho, seja numa prova, colando ou passando cola, seja assistindo algo indevido ou mesmo na internet, precisamos decidir ser seguidores de verdade de Cristo.

Pense: O trágico fim de Balaão que ainda vamos ver, começou por falta de uma firme decisão e por amar mais a este mundo do que o mundo por vir.

Decisão: Duas alunas foram a minha sala para conversar e pedir conselhos, depois de ouvi-las disse a uma delas que era adventista que ela deveria sempre pedir conselhos a Jesus antes de agir. A outra aluna, amiga dela, quando ouviu isto disse: “Nossa você é adventista?


QUARTA-FEIRA, 10 DE JULHO 2019 - CRISTÃOS DE VERDADE

“Sábio é aquele que abdica do que não pode manter com o objetivo de ganhar o que não pode perder” (Jim Elliot)

O pensamento de Elliot relatado acima revela algo óbvio nas Escrituras, o próprio Jesus disse: Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. João 12:25.

Policarpo foi ordenado bispo de Esmirna pelo próprio João Evangelista. Homem de caráter reto, de alto saber, amor a Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente. Com a perseguição, o Santo bispo de 86 anos, escondeu-se até ser preso e assim foi levado para o governador, que pretendia convencê-lo a negar a Cristo.

Dizem que quando os guardas foram leva-lo preso ele os alimentou e pediu autorização para passar uma hora em oração. Policarpo orou com tanto fervor que os guardas se sentiram tristes por ter que prendê-lo, mesmo assim ele foi levado ao governador e condenado a ser queimado em praça publica.

O governador que o condenou lhe fez uma proposta dizendo: “Renuncie a Cristo e eu o libertarei”.

Policarpo, porém, respondeu com estas palavras:

"Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido Dele. Como poderei negar Aquele a quem prestei culto e rejeitar o meu Salvador?".

Que coragem que amor pelo Salvador. - Policarpo sabia que podiam tirar lhe a liberdade mas não a fé, podiam tirar-lhe esta vida, mas não a vida eterna. Nem todos são como Balaão, nem todos trocam a eternidade pelo ouro deste mundo. Há muitos “Policarpos, Paulos, Marcos, e outros heróis ainda hoje.” Você poderá ser um também!

Pense: Balaão trocou Deus pelo ouro de Balaque, rei dos moabitas, e nós quais são os tesouros que o inimigo nos oferece para nos fazer renunciar a carreira cristã?

Decisão: Liste abaixo quais, em sua opinião, são os cinco maiores desafios que os jovens cristãos enfrentam nos dias de hoje e como podemos vencer.


QUINTA-FEIRA, 11 DE JULHO 2019 - A VONTADE DE DEUS X MINHA VONTADE

"O Meu povo não quis ouvir a Minha voz. ... Pelo que Eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos." Sal. 81:11-12.

Você Já parou para se perguntar por que Deus enviou um anjo para ferir Balaão no caminho (Leia Números 22:32-33) se ele mesmo havia permitido que Balaão fosse com os servos de Balaque? (Leia Números 22:20). Ellen White nos ajuda a entender estes questionamentos.

Ela diz que Balaão “anelava condescender com o pedido do rei; e, se bem que a vontade de Deus já se lhe houvesse tornado definidamente conhecida, insistiu com os mensageiros para que ficassem, a fim de que pudesse consultar outra vez a Deus; e isto como se o Ser infinito fosse um homem, para ser persuadido.”

À noite, o Senhor apareceu a Balaão e disse: "Se aqueles homens te vierem chamar, levanta-te, vai com eles; todavia farás o que Eu te disser." Até este ponto o Senhor permitiria que Balaão seguisse sua vontade, porque ele estava resolvido a isto.

Não procurou fazer a vontade de Deus, mas escolheu seu próprio caminho e então esforçou-se por conseguir a sanção do Senhor.

Há na atualidade milhares que estão seguindo uma conduta semelhante. Não teriam dificuldade em compreender seu dever se este estivesse em harmonia com suas inclinações. Acha-se na Bíblia claramente posto diante deles, ou é evidentemente indicado pelas circunstâncias ou pela razão. Mas porque tais evidências são contrárias aos seus desejos e inclinações, frequentemente as põem de lado, e ousam ir a Deus para saberem o seu dever. Aparentemente com grande consciência, oram demorada e fervorosamente rogando luz. Mas com Deus não se brinca. Ele muitas vezes permite que tais pessoas sigam seus desejos, e sofram o resultado. Patriarcas e Profetas. 440.

Uma jovem chegou pedindo que eu orasse para que Deus lhe revelasse se o rapaz que não era da igreja deveria ou não ser seu namorado?

Respondi que não precisávamos orar, pois, Deus já havia dito que não aceita jugo desigual. Quantos não fazem o mesmo e acabam com sua saúde quebrando as leis que Deus criou e depois querem oração pela cura, outros destroem sua vida com promiscuidade e depois querem uma família. Deus concede-nos novas chances mas brincar com o pecado pode ser tão desastroso que não dá para juntar os cacos da vida.Pense: Balaão trocou o direito ao favor de Deus pelas recompensas do rei de Midiã; alguns trocam a Deus por muito menos.

Decisão: Sozinhos jamais conseguiremos ser verdadeiros e fugir da ganancia deste mundo, faça um plano de oração com o Senhor clame a Ele por poder dos altos céu diga a Ele:

- “Me ajuda a desejar cumprir a tua vontade.”


SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO 2019 - AOS QUE AMAM MEU FILHO

Conta-se que em uma certa cidade havia um homem muito rico , ele tinha vários empregados, várias propriedades e um único filho paralítico que vivia confinado a uma cadeira de rodas e a quem muito amava. Em sua suntuosa mansão ele mandou fazer um quadro enorme de seu único filho e colocar em uma das paredes da sala.

Esse homem tinha uma empregada que cuidava muito bem de seu filho, pois, o amava como seu próprio filho. Ela cuidava dele o tempo todo ajudando em tudo que fosse preciso e assim o fez durante muitos anos, até que um dia o jovem morreu.

A empregada continuou trabalhando naquela casa e depois de muito tempo o dono da mansão também morreu. Foi então que seus advogados se juntaram para saber o que iria acontecer com sua enorme fortuna, decidiram procuram no escritório e depois em toda a casa um testamento que indicasse o que deveria ser feito com a enorme fortuna.

Procuram muito, mas não acharam nada, os parentes do milionário que nunca o ajudaram mesmo quando doente apareceram para saber com quem ficaria com a fortuna, como não havia testamento os parentes mais próximos deveriam repartir a imensa fortuna.

No dia quando os advogados contrataram alguém para avaliar a fortuna e fazer a repartição dos bens, os parentes se reuniram como aves de rapina, cada um estava preocupado em levar uma boa fatia de herança, mas ninguém queria levar um o quadro enorme do filho paralitico que estava na sala.

O avaliador perguntou, então, para a empregada se ela gostaria de ficar com alguma lembrança da mansão, pois esta seria vendida. A fiel empregada pediu o quadro do filho que ninguém queria levar, foi ai que o avaliador ao tirar o enorme quadro da parede percebeu um envelope atrás do quadro.

Nele estava escrito a ultima vontade do milionário nestas palavras: “Deixo tudo que tenho para quem quis ficar com este quadro, pois, demonstrou amor pelo meu filho, tudo que tenho será de quem escolheu ficar com o meu filho (quadro)”.Pense: Esta semana estudamos a vida de Balaão, vimos que seu pecado foi condescender com a ganância e levar Israel a pecar numa festa por querer ficar com o lucro prometido por Balaque, aprendamos com este erro para não fazermos o mesmo.

Decisão: Os que estão trocando o peso eterno de glória por um pouco do brilho e dos ouropéis da Terra, as eternas habitações por um lar que na melhor das hipóteses poderá ser seu apenas por alguns anos, fazem insensata escolha. Essa foi a troca feita por Esaú.


Report Page