Lição 02: Visão e Planejamento - 05 a 12 de Outubro 2019

Lição 02: Visão e Planejamento - 05 a 12 de Outubro 2019


Leia o texto bíblico desta semana: Neemias 2:1-9


SÁBADO A TARDE - 05 DE OUTUBRO 2019 - PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO

Ás vezes passamos por alto os detalhes aparentemente sem importância da Bíblia. Mas, se compreendidos, eles podem revelar muitas coisas. Por exemplo, ao comparar Neemias 1:1 com Neemias 1:2 observamos que ambos os acontecimentos descritos ocorreram no vigésimo ano do reinado de Artaxerxes. O mês de quisleu, mencionado no capítulo 1, equivale a dezembro/janeiro em nosso calendário, e o mês de nisã, no capítulo 2, a abril/maio. Portanto, esses detalhes aparentemente supérfluos revelam que Neemias orou por cerca de quatro a cinco meses, e também jejuou muitos dias durante esse período. Ou seja, Deus respondeu sua oração não depois de anos ou décadas, mas dentro de alguns meses (embora a maioria de nós não consiga nem esperar alguns dias para que uma oração seja atendida!).

  Você precisa tomar alguma decisão importante em relação à profissão, ao trabalho, ao casamento ou a encontrar propósito na vida? Por que não separar tempo para orar e jejuar a fim de que o Senhor intervenha no assunto e lhe conceda sabedoria? Talvez leve menos tempo do que você imagina para perceber que Deus já está atuando nas circunstâncias da sua vida!


    Mãos à Bíblia

  *1. Leia Neemias 1:1-4. Por que o servo de Deus ficou tão angustiado? Qual foi sua resposta às más notícias recebidas? Assinale a alternativa correta:*

  A. (  ) Sua família havia sido morta. Ele então chorou.

  B. (  ) O povo e a cidade estavam em ruínas. Ele chorou, lamentou e orou ao Senhor.

  O livro de Neemias começa de modo semelhante ao livro de Daniel (Dn 1:1, 2), isto é, com más notícias. Muitos haviam retornado à sua terra de origem, mas as coisas não estavam indo muito bem para eles ali. Neemias tinha ouvido rumores de que os samaritanos haviam destruído os muros da cidade, mas ele não tinha respostas definitivas até aquele momento. Consequentemente, o próprio rei Artaxerxes acabou com a esperança dos que tinham retornado, interrompendo o progresso da construção após as reclamações dos povos dalém do rio (Ed 4). Por isso, Neemias se voltou para Deus. Ele não reclamou da falta de fé do povo; não os considerou covardes, nem aceitou a situação. Ele se ajoelhou, orou e jejuou.


DOMINGO, 06 DE OUTUBRO 2019 - AÇÃO

Copie Neemias 2:1-9 na versão bíblica de sua preferência. Se estiver com pouco tempo, copie somente Neemias 2:2-6. Você também pode reescrever as passagens com suas palavras ou fazer um esboço do capítulo.

Mãos à Bíblia

1. Leia Neemias 1:1-4. Por que o servo de Deus ficou tão angustiado? Qual foi sua resposta às más notícias recebidas? Assinale a alternativa correta:

A. (  ) Sua família havia sido morta. Ele então chorou.

B. (  ) O povo e a cidade estavam em ruínas. Ele chorou, lamentou e orou ao Senhor.

O livro de Neemias começa de modo semelhante ao livro de Daniel (Dn 1:1, 2), isto é, com más notícias. Muitos haviam retornado à sua terra de origem, mas as coisas não estavam indo muito bem para eles ali. Neemias tinha ouvido rumores de que os samaritanos haviam destruído os muros da cidade, mas ele não tinha respostas definitivas até aquele momento. Consequentemente, o próprio rei Artaxerxes acabou com a esperança dos que tinham retornado, interrompendo o progresso da construção após as reclamações dos povos dalém do rio (Ed 4). Por isso, Neemias se voltou para Deus. Ele não reclamou da falta de fé do povo; não os considerou covardes, nem aceitou a situação. Ele se ajoelhou, orou e jejuou.

__________________________________________________________________

SEGUNDA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO 2019 - O DOM DO TATO

O copeiro também atuava como conselheiro e guarda-costas do rei. Sua função não era somente servir bebidas para o soberano. Ele era responsável pelos vinhedos reais, pela fabricação das bebidas, pelos servos envolvidos nessa tarefa, pelo pessoal que cozinhava para o rei, e por tudo mais que estava relacionado ao bem-estar de seu monarca. Ele devia assegurar o bom andamento da casa real. Em algumas culturas os copeiros deviam provar tudo antes do rei, para garantir, com a própria vida, que a comida ou bebida não estivesse envenenada! Se esse funcionário importante estivesse com o semblante triste ou ansioso, certamente alguma coisa devia estar errada, talvez algum plano para assassinar o rei.

As notícias de sua terra natal deixaram Neemias triste e abatido. Seu semblante mudou enquanto ele servia o rei. Mas como explicar sua tristeza para Artaxerxes? Agindo com a maior prudência, Neemias demonstrou tato em sua maneira de falar. Essa é uma qualidade do bom líder.

Método. Neemias orou ao Senhor. Ele também pensou e preparou o que devia dizer ao rei. Sua saudação quando se encontrou diante do monarca: “Que o rei viva para sempre!” foi uma demonstração de lealdade. Ao mesmo tempo, Neemias estava expressando que jamais participaria de qualquer plano de traição, calúnia ou difamação contra Artaxerxes. Para despertar a compaixão do rei, Neemias expôs a razão de sua tristeza, deixando-o entender que o Espírito de Deus o havia designado para tal missão. A maneira de responder é tão importante quanto o conteúdo da resposta em si.

Razão. Neemias apelou para a simpatia que o rei demonstrava para com ele. Sua referência ao túmulo dos seus pais evocou emoções que transcendem barreiras culturais, pois todas as culturas prezam seus ancestrais. Ele não fez alusão à política, mencionando o nome da cidade de Jerusalém, o que poderia provocar lembranças de sua história controversa

(ver Ed 4:19, 20). Em vez de encarar o rei como um oponente político, Neemias viu nele um ser humano.

Tato não é concordar com todas as pessoas, tipo “maria-vai-com-as-outras”, nem com as que venham a comprometer nossa fé. Tato não é mentir nem enganar. O tato se baseia na verdade e no caráter. É entender como se aproximar das pessoas da maneira mais propícia para obter a reação desejada. O tato usa o dom do discernimento para descobrir o que é certo ou errado, e ao mesmo tempo, o da amabilidade para fazer acontecer o que é certo.

Mãos à Bíblia

2. Leia a oração de Neemias 1:5-11. Quais são os componentes dessa oração? Por que o servo de Deus se incluiu no grupo dos culpados?

  1. Reconhecimento da grandeza e misericórdia de Deus (Ne 1:5).

2. Súplica para que Deus ouvisse a oração (Ne 1:6).

3. Confissão dos pecados (Ne 1:6, 7).

4. Solicitação de que o Senhor Se lembrasse das Suas promessas (Ne 1:8, 9).

5. Pedido especial de ajuda (Ne 1:11).

Essa oração se assemelha à oração de Daniel 9.

Pense Nisto

- Como você imagina que foi a vida de Neemias durante o tempo entre o recebimento das notícias a respeito de Jerusalém e a conversa com o rei? - Em que área da vida você precisa demonstrar mais tato? - Como cultivar o tato sem ser manipulador?

Mãos à obra

- Volte ao texto que você copiou e estude as passagens. - Faça um círculo em torno das palavras/frases/ideias repetidas - Sublinhe palavras/frases que você achou importantes - Desenhe flechas ligando palavras/frases a outras palavras/frases que estão associadas ou relacionadas - Escolha um verso favorito do capítulo-chave desta semana. Escreva-o para ajudar na memorização.


TERÇA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO 2019 - “O QUE VOCÊ GOSTARIA DE PEDIR?”

Embora Neemias já estivesse orando havia quatro a cinco meses, ele fez de novo de maneira rápida, e mentalmente, uma oração ao Senhor quando o rei lhe perguntou do que ele precisava (v. 4). A oração de emergência não substituiu os meses em que Neemias havia passado orando. Ela também não deve ser o modelo para as orações durante nossa devoção diária. As orações de emergência são para ocasiões distintas. Elas nos lembram que Deus não tem dificuldade para nos ouvir (ver Sl 94:9; Mt 6:7). O Espírito Santo respondeu à oração de Neemias e lhe deu as palavras corretas.

A resposta de Neemias também revela que ele elaborou seus planos no decorrer dos meses em que orou. Os planos que surgem depois de orarmos alcançam melhores resultados, diferentemente dos planos que fazemos primeiro e depois oramos para que aconteçam. Neemias orou e planejou como faria para se ausentar do trabalho. Ele estabeleceu um prazo para realizar seu projeto e solicitou a permissão do rei para um afastamento temporário. Ele não pediu demissão de seu cargo na corte (v. 5).

É interessante que a rainha também estava presente (v. 6). Neemias cuidou para que o rei, de alguma forma, não se sentisse constrangido nem pressionado. Ele disse: “Se for do agrado do rei”, e se identificou como “servo” que precisava “contar com a benevolência do rei”. Neemias estava consciente de sua situação e teve discernimento espiritual. Seu pedido abrangeu três coisas:

Permissão para ir. Neemias obteve autorização do rei, seguindo um protocolo formal, para executar sua missão. Ele precisava do endosso do rei.

Segurança. Ele pediu que lhe fossem dadas cartas para apresentar aos que governavam sobre o território de Judá. Uma vez que a viagem era para um lugar distante, Neemias também teve permissão para levar consigo uma escolta militar, o que lhe proporcionou legitimidade e segurança.

Materiais. Neemias já havia obtido as informações quanto a tudo que precisaria. Ele sabia o nome do guarda da floresta do rei, a localização da floresta e os materiais necessários (v. 8). Ele solicitou materiais da mais alta qualidade para a tarefa que executaria para o Senhor.

Sua solicitação foi atendida. Contudo ele não atribuiu o sucesso às suas orações, seu planejamento, sua inteligência, seu tato, nem sua posição. Ele reconheceu a mão do Senhor. Neemias podia ter a educação de um persa, a eloquência de um nobre e o discernimento de um copeiro real, mas atribuiu seu sucesso a Deus.

Mãos à Bíblia

3. Leia Neemias 2:1-8. O que aconteceu como resultado das orações e jejum do homem de Deus? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. (  ) O rei atendeu o pedido dele e o mandou para Judá.

B. (  ) O rei se enfureceu com a ousadia de Neemias e o matou.

A oração foi respondida no mês de nisã, aproximadamente o mês de abril de 444 a.C. Quatro meses haviam se passado desde que Hanani e os judeus trouxeram a Neemias as notícias perturbadoras sobre Jerusalém. Durante quatro meses Neemias orou e jejuou, e é possível que à medida que os dias se passavam ele tivesse a sensação de que Deus não

Pense Nisto

- Observando o texto bíblico que você copiou e marcou, que ideia principal você destacaria? - Quais perguntas surgem em sua mente? - Como você pode planejar e se preparar após Deus responder sua oração?


QUARTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO 2019 - CONEXÃO

Descubra a relação das passagens abaixo com o texto bíblico-chave (Ne 2:1-9) da lição desta semana:

Êxodo 4:15

Mateus 10:16; 14:30

Marcos 2:6-9; 13:11

Atos 26:24-31

1 Tessalonicenses 5:17

Quais outras passagens lhe vêm à mente em conexão com Neemias 2:1-9?

Mãos à Bíblia

4. Leia Neemias 2:9, 10. O que o texto revela sobre a oposição que Neemias e os judeus em geral enfrentariam?

Neemias chegou a Jerusalém entre os anos 445 a 444 a.C. A oposição parece ter surgido antes que ele tentasse qualquer ação.


QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO 2019 - ALVOS ELEVADOS

"Querido jovem, quais são o alvo e o propósito de sua vida? Tem você a ambição de se educar para poder ter nome e posição no mundo? Tem pensamentos que não ousa expressar, de poder um dia alcançar as alturas da grandeza intelectual; de poder se assentar em conselhos deliberativos e legislativos, cooperando na elaboração de leis para a nação? Nada há de errado nessas aspirações. Cada um de vocês pode estabelecer um alvo. Não devem se contentar com realizações mesquinhas. Estabeleçam alvos elevados, e não poupem esforços para os alcançar” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 36).

Qual é o ponto em que os assuntos espirituais e o mundo real se encontram? Temos contato com Jesus somente na igreja durante um dia da semana, enquanto investimos no mundo durante os outros seis dias? O ponto em que nossa espiritualidade e o mundo real se convergem para Deus depende da intensidade do nosso relacionamento com Cristo. Em vez de colocar os assuntos seculares no centro e os valores espirituais em posição secundária, precisamos dar prioridade às questões espirituais em nosso viver.

Nosso relacionamento com Cristo deve dirigir tudo o que fazemos e o motivo pelo qual o fazemos. Jesus disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6:33). A decisão de escolher a profissão, o local para morar, o futuro esposo ou esposa, tudo dever ser feito tendo como alvo o reino de Deus e a Sua justiça.

Neemias compreendeu que Deus o havia colocado no palácio de Artaxerxes para um propósito mais elevado. Talvez, inicialmente, ele tivesse pensado que estava lá por um propósito meramente humano, mas o Senhor tinha planos para ele.

Deus deseja que Seus filhos “vão e façam discípulos de todas as nações” (Mt 28:19). Alguns podem estar ocupando posições de grandeza e poder, outros, funções mais simples. No entanto, seja qual for a função ou atividade, ela não deve existir para satisfazer a ambição humana, mas para cumprir o propósito divino. Seja qual for sua ocupação, ela precisa ser um ponto de apoio para pregar o evangelho.

 

Mãos à Bíblia

5. Leia Neemias 2:11-20. O que o servo de Deus fez para se preparar para o projeto de reconstrução dos muros?

Lições sobre liderança: (a) Neemias não contou a ninguém os planos que Deus pusera em seu coração realizar em Jerusalém (Ne 2:12). Ele estava em uma missão de reconhecimento a fim de descobrir o que precisava ser feito; (b) Ele planejou toda a obra necessária; (c) Quando Neemias falou da tarefa, ele primeiramente descreveu o que Deus havia feito até aquele momento para guiar aquela expedição.

6. Leia Neemias 2:19, 20. O que esses versos revelam sobre a fé desse líder? Textos como Deuteronômio 7:9, Salmo 23:1-6 e Números 23:19 podem tê-lo ajudado?

Nossas conversas demonstram quem somos e no que acreditamos.

Pense Nisto

- O Salvador usou tato e estratégia em Seu ministério terrestre? - Você passou a ver Jesus sob nova perspectiva depois desta lição? - Como você reage ao ver Cristo dessa forma?


SEXTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO 2019 - PRUDÊNCIA E PREVISÃO

"Neemias não cruzou os braços enquanto implorava pelo auxílio divino, julgando que não tivesse mais o que fazer nem maior responsabilidade quanto ao propósito de restaurar Jerusalém. Com admirável prudência e previsão, ele providenciou tudo o que era necessário para garantir o êxito do empreendimento. Teve grande cautela para dar cada passo. Ele não revelou seu plano nem aos próprios compatriotas. Temia que, por alguma indiscrição, eles causassem impedimento à obra. Alguns poderiam manifestar arrogância e despertar ciúmes nos inimigos, prejudicando assim o empreendimento. [...]

“O exemplo desse santo homem deve servir de lição a todo o povo de Deus, mostrando que não é necessário apenas orar com fé, mas trabalhar com diligência e fidelidade. Quantas dificuldades encontramos, quantas vezes colocamos obstáculos à operação da Providência em nosso favor, por julgar que a prudência, a previsão e o esforço têm pouco que ver com a religião! Esse é um erro grave! É nosso dever cultivar e exercitar toda a faculdade que nos torne obreiros mais eficientes para Deus. A consideração cuidadosa, assim como os planos bem amadurecidos são tão essenciais ao êxito dos empreendimentos sagrados hoje como no tempo de Neemias.

“Se todos os que se acham empenhados na obra do Senhor reconhecessem quanto depende de sua fidelidade e sábia previsão, maior prosperidade lhes acompanharia os esforços. Muitas vezes, por motivo de desconfiança e timidez, deixamos de obter dos poderes constituídos o que é por direito alcançável. Deus agirá por nós, quando estivermos dispostos a fazer o que pudermos e o que devemos fazer.

“Os homens de oração devem ser homens de ação. Os que se dispõem encontrarão meios e modos de trabalhar. Neemias não ficou dependendo de incertezas. Os meios que lhe faltavam, ele pediu aos que tinham condições de ofertar. [...]

“Talvez, alguns tenham dúvidas quanto a aceitar doações de pessoas não convertidas. Então, perguntem: ‘Quem é o verdadeiro dono de nosso mundo? A quem pertencem suas casas e terras, e seus tesouros de ouro e prata?’ Deus possui abundantes bens neste mundo, e colocou-os nas mãos de todos, tanto dos obedientes, quanto dos desobedientes. Ele está pronto a tocar no coração dos homens do mundo, mesmo dos idólatras, para que, de sua abundância, deem alguma coisa para o sustento de Sua obra. Ele o fará logo que Seu povo aprenda a se aproximar sabiamente dessas pessoas, chamando-lhe a atenção para aquilo que ele tem o privilégio de fazer.

“Se as necessidades da obra do Senhor fossem apresentadas na devida luz perante os que possuem bens e influência, essas pessoas poderiam fazer muito para o avanço da causa da verdade presente. O povo de Deus tem perdido muitos privilégios que poderiam aproveitar se não tivesse preferido se manter independente do mundo” (Trechos selecionados do livro de Ellen G. White, Lições da Vida de Neemias, capítulo 3).

 

Discussão

Compartilhe com sua classe o que você extraiu desta lição, por exemplo: descobertas, observações, dúvidas e pontos principais. Perguntas sugestivas para ser discutidas:

  • Como Deus muda nossos propósitos ao longo da vida?
  • Qual é a relação entre oração e ação?
  • O tato é necessário? Como podemos desenvolvê-lo?
  • Planejamento, logística e estratégia são dons espirituais?
  • De que forma, no passado, Deus usou pessoas que ocupavam altas posições na sociedade?
  • Como podemos conseguir recursos para a pregação do evangelho?

Pense Nisto

- Depois do estudo de Neemias 2:1-9, nesta semana, quais aplicações você pode fazer em sua vida? - Quais práticas você pensa adotar em sua casa, escola, trabalho e igreja?

Report Page