Lição 02: O Poder da Oração - 05 a 12 de Outubro 2019

Lição 02: O Poder da Oração - 05 a 12 de Outubro 2019


TEXTO CHAVE:

“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes quarenta anos o Senhor, o seu Deus, tem estado com vocês, e não lhes tem faltado coisa alguma” (Deuteronômio 2:7).


SÁBADO A TARDE - 05 DE OUTUBRO 2019 - INTRODUÇÃO

 Elcana tinha duas esposas. Uma era Penina; ela teve vários filhos. A outra era Ana; ela não tinha nenhum filho. Penina gostava de zombar de Ana e exibir o fato de que ela tinha filhos e Ana, não. Mas embora Ana não tivesse filhos, seu marido ainda a amava muito.

  Certo dia, Ana estava sentada perto do templo, chorando; ela estava clamando a Deus e orando com sinceridade porque desejava desesperadamente ter um filho. Ela fez um voto a Deus de que se Ele lhe permitisse ter um filho, então *ela o dedicaria ao Senhor todos os dias de sua vida.* E foi exatamente quando ela estava orando em silêncio que Eli começou a observá-la. Ele era o sumo sacerdote. Pensando que ela estava bêbada, ele a censurou, dizendo-lhe para deixar de beber. Mas ela lhe respondeu que não bebera nem mesmo comera porque estava com a alma abatida, e havia acabado de abrir o coração a Deus. Então Eli lhe disse: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu” (1Sm 1:17).

  E Deus concedeu a Ana um filho, e ela o chamou de Samuel, dizendo: “Porque ao Senhor o pedi.” E ela cuidou da criança até que foi capaz de comparecer diante do Senhor. E quando tinha idade suficiente, ela o levou para viver com Eli no santuário. *Foi um grande sacrifício abrir mão de seu filho, mas ela estava muito agradecida porque Deus havia lhe dado um.* Ele ouviu sua oração e atendeu seu pedido.


DOMINGO, 06 DE OUTUBRO 2019 - ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

 Esta é uma das histórias mais conhecidas entre as mulheres que têm o desejo de ser mãe. Ana era estéril e seu maior sonho era ter um filho – alguém que ela pudesse amar e educar nos caminhos do Senhor. Depois de sofrer muito devido à dor de não poder ser mãe, e cansada das constantes provocações da segunda esposa de seu marido, ela fez um voto a Deus. Leia o texto de 1Samuel 1:1-5, 9-20, e depois responda às perguntas.

  O que representava para Ana a situação de não ter um filho?

__________________________________________________________________

  Por que Eli pensou que Ana estava embriagada quando a encontrou no templo?

_____________________________________________________________________

  De que forma esta história demonstra a graça de Jesus Cristo e o poder da oração?

__________________________________________________________________

  Quais são os pontos mais importantes da história e as partes que você considera mais significativas?

________________________________________________________________

  Deus respondeu à oração de Ana dando-lhe um filho, mas ela também fez um sacrifício ao devolver a criança para Deus e deixando-a viver no tabernáculo. *Você seria capaz de dar a Deus alguma coisa que desejou muito?* Como deve ser a nossa oração?


SEGUNDA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO 2019

Consulte o Verso Bíblico desta semana, que se encontra em 1Samuel 1:20. *O nome Samuel significa “ouvido por Deus”.* Ana reconhecia sua responsabilidade diante daquela criança especial.

  De acordo com o Comentário Bíblico Adventista (v. 2, p. 483): “A mãe de Samuel não o considerava apenas uma criança, mas uma oferta a Deus. Por isso, procurou educá-lo para o Senhor desde a mais tenra infância. Com muito cuidado e oração constante, ministrou às necessidades físicas do filho, desde muito pequeno, e dirigiu os pensamentos dele ao Senhor dos exércitos. Para cumprir com mais perfeição seu encargo, só voltou a visitar Siló depois de Samuel ser desmamado. Quão abrangente é a influência de uma mãe em Israel! [...] Levando isso em conta, Ana começou a trabalhar não só para o tempo presente, mas também para a eternidade. Tinha a responsabilidade de imprimir numa alma humana a imagem de Deus.”

  Pense sobre sua vida. O que você pediu a Deus e recebeu? Você sente a responsabilidade diante desse pedido atendido? Colocar o nome de Samuel em seu filho foi uma maneira pela qual Ana demonstrou a Deus quão grata ela estava por Sua graça. Ela também louvou a Deus ao dedicá-lo para trabalhar por Deus durante toda a sua vida. *Você tem se dedicado a trabalhar por Deus?

TERÇA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO 2019 - VOCÊ SABIA?

 • Elcana era um levita da família de Coate que habitava na tribo de Efraim. Isso significa que Samuel era descendente de Corá. Ter sido escolhido para um ministério especial prova que Deus não pune os filhos pelos pecados de seus antepassados. Em muitos filmes de ficção atuais, pode-se ver a ideia de revolta em certos personagens por pertencerem a determinadas classes ou castas apenas por causa da origem ou erro de seus antepassados. *Aqui se esconde um conceito perigoso de que Deus pode estar nos punindo por causa do erro de nossos primeiros pais.* Não é assim que Ele age!

  • O nome Ana quer dizer “cortesia”; e Penina, “a de cabelo abundante”.

  • De acordo com o Comentário Bíblico Adventista (v. 2, p. 481): “Nesse período da história do mundo, a poligamia era considerada uma escolha ética, e Deus a permitia. No entanto, por causa de restrições financeiras, só as classes abastadas e os reis pareciam se dar ao luxo de casamentos múltiplos. Os governantes tentavam assegurar a paz enviando uma princesa ao harém de outro monarca. *Mas, em vez de paz, a prática da poligamia com frequência suscitava intriga,* ciúmes e fracassos tanto para o harém real como para as famílias comuns. Nos tempos do Novo Testamento, a poligamia desqualificava o homem para qualquer cargo religioso (1Timóteo 3:2,12).”


QUARTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO 2019 - VERSO DE IMPACTO

 Mateus 6:5
 Filipenses 4:6
 Neemias 9:31


  Os dois primeiros textos dos Versos de Impacto se referem à oração. E o último fala da maravilhosa graça divina. Deus mostrou graça a Ana ao lhe dar um filho. *Ele tirou sua aflição com o precioso presente de um filho; e, em retribuição, ela o dedicou ao Senhor.

Faça o seguinte exercício, colocando V nas sentenças que você considera verdadeiras e F nas falsas.

  ______ Você tem sido desprezado por não ter certas coisas que outros têm.

  ______ Deus sempre responde às suas orações, embora algumas vezes não do jeito que você espera.

  _______ Deus já falou com você alguma vez. Mesmo não tendo sido uma voz literal, você ouviu Suas palavras em seu coração.

  _______ Você orou para que o Senhor lhe concedesse algo e Ele atendeu à sua oração.

  Quais são as diferentes maneiras pelas quais podemos orar a Deus? Existem formas certas e erradas de pedir a Deus alguma coisa? Qual deve ser nossa atitude se tivermos nossa oração respondida como queríamos? Qual deve ser nossa atitude mesmo que acreditemos que não vamos receber o que pedimos? Quando Deus não atende a nossa oração do modo que queremos que Ele faça, Ele frequentemente envia outras pequenas bênçãos para nos servir como “almofadas” em meio ao desapontamento.


QUINTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO 2019 - FLASH

 “Ana recebeu a dádiva que pediu com tanto fervor ao Senhor. Ao olhar para o filho, ela o chamou de Samuel – ‘Eu o pedi ao Senhor’ (1Sm 1:20). Assim que o menino cresceu o suficiente para se separar da mãe, Ana cumpriu o seu voto. Ele era o único filho, a dádiva especial do Céu, mas ela o recebeu como um tesouro consagrado a Deus e não deixaria de devolver ao Doador o que Lhe pertencia” (Os Escolhidos, p. 354).


  Essa citação nos leva a pensar em quão difícil deve ter sido para Ana entregar seu filho. Ele foi o presente de Deus e Ellen White diz que “ela amou seu filho com toda a devoção do coração de uma mãe”. *Imagine entregar alguém que você ama por causa do seu grande amor a Deus.* Samuel era um tesouro para Ana, contudo, ela “não queria privar o Doador daquilo que Lhe era próprio”. O que você acha que teria feito no lugar de Ana? Quão disposto está você a fazer ainda que seja o menor sacrifício por causa do seu amor a Deus?

  Leia os capítulos 55 e 58 de Os Escolhidos e conheça os detalhes da história do nascimento de Samuel. Reflita sobre esta promessa divina: “Portanto, Eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá” (Marcos 11:24).


SEXTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO 2019

 O relato do primeiro capítulo do livro de 1Samuel termina com as seguintes palavras: “Depois de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do Senhor, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho. Eles sacrificaram o novilho e levaram o menino a Eli, e ela [Ana] lhe disse: ‘Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor’. E ali adorou o Senhor” (versos 24-28).

  É importante destacar a atitude de Elcana quando chegou o momento de Ana cumprir seu voto. Ele concordou com a esposa e também se empenhou para que Samuel fosse ensinado nos caminhos do Senhor.

  *Deus concedeu a Ana o que ela pediu, mas ela também se lembrou de cumprir sua promessa a Deus.* Quando levou Samuel a Siló para permanecer no santuário com Eli, Ana não manifestou tristeza nem arrependimento. Seus lábios exprimiram o mais sincero e puro louvor em reconhecimento à bondade e à misericórdia divina.

  Leia 1Samuel 2:20. Deus ficou tão feliz com a lealdade de Ana que a recompensou mais uma vez. Ou melhor, mais cinco vezes! *Deus deseja lhe devolver com muito mais bênçãos aquilo que você entregar sinceramente a Ele.*


    Leitura da Semana

       • Os Escolhidos,

          capítulos 55 e 58



Report Page