Lição 01 – Chamado, Oração e Propósito – 28 de Setembro a 05 de Outubro 2019

Lição 01 – Chamado, Oração e Propósito – 28 de Setembro a 05 de Outubro 2019


Leia o texto bíblico desta semana: Neemias 1


SÁBADO A TARDE – 28 DE SETEMBRO 2019 – INTRODUÇÃO

O Império Babilônico havia conquistado a maior parte do mundo conhecido da época, inclusive o reino de Judá, e havia trazido seus habitantes cativos para a cidade de Babilônia, sua capital. Após a morte do rei Nabucodonosor e a liderança fracassada de seus sucessores, o Império Babilônico foi derrotado pela Medo-Pérsia, um reino em ascensão. O governo do Império Medo-Persa era mais flexível e permitiu que os exilados judeus que desejassem, voltassem a seu país de origem. O livro de Esdras, que na Bíblia hebraica forma apenas um livro com Neemias, contém o decreto real e descreve a reconstrução de Jerusalém. Nessa ocasião, Neemias não voltou para sua terra natal. Ele ficou trabalhando no palácio do rei em Susã.

Os livros de Esdras, Neemias, Ester, Ageu, Zacarias, Malaquias, e talvez outros, são chamados pós-exílicos. Eles foram escritos após a invasão do reino de Judá e o cativeiro babilônico. Na Bíblia, eles não estão organizados em ordem cronológica. Na época de Neemias, já havia começado a reconstrução de Jerusalém, mas a obra não tinha sido finalizada devido a oposição e conflitos internos. O livro de Neemias é uma narrativa que se alterna entre a primeira e a terceira pessoa, e descreve em 13 capítulos como a obra foi concluída.

No início do relato, Neemias se encontrava no palácio de inverno do Império Medo-Persa, na cidade de Susã. Era o vigésimo segundo ano do reinado de Artaxerxes, e o mês de quisleu, que corresponde aos nossos meses de dezembro/janeiro. Embora esses detalhes pareçam sem importância, são fundamentais para compreender a narrativa e extrair dela princípios de liderança.

Mãos à Bíblia

1. Leia Jeremias 25:11, 12; Jeremias 29:10; Daniel 9:1, 2. Quando ocorreu o primeiro retorno dos exilados? Qual profecia esse retorno cumpriu?

____________________________________________________________________

Jeremias havia escrito que a terra de Judá permaneceria desolada por 70 anos, sob o domínio de Babilônia (isso aconteceu no período de 606-605 a.C. a 537-536 a.C.). Então Deus abriria as portas para que os cativos retornassem, por meio da ordem de Ciro, em cumprimento à profecia. Quando Daniel estudou os escritos de Jeremias, percebeu que havia chegado a hora desse retorno prometido. Deus é sempre fiel às Suas promessas (veja em Daniel 10 como Deus interveio para assegurar que Seu povo prosperasse na terra).


DOMINGO, 29 DE SETEMBRO 2019 – AÇÃO

Copie Neemias 1 na versão bíblica de sua preferência. Se estiver com pouco tempo, copie somente Neemias 1:4-11. Você também pode reescrever as passagens com suas palavras ou fazer um esboço do capítulo.

____________________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO 2019 – A RECONSTRUÇÃO DA RECONSTRUÇÃO

Embora uma parte dos judeus tivesse voltado para sua terra natal, Neemias permaneceu nas cortes da Medo-Pérsia. Satisfeito com sua posição e condição de vida, ele poderia ter ignorado a situação de seu povo em Judá. Mas ele se demonstrou sensível ao caso. Interessado em saber notícias, ele perguntou a respeito de duas coisas: (1) a condição em que se encontravam os que haviam retornado do exílio, e (2) a situação da cidade de Jerusalém, a capital do reino de Judá.

O relatório que eles deram foi negativo: o povo se encontrava em “grande sofrimento e humilhação”, e (2) a Jerusalém, com seu “o muro […] derrubado, e suas portas […] destruídas pelo fogo”.

A liderança bíblica não se importa somente em alcançar um objetivo, alvo ou projeto, mas também considera a condição das pessoas. Em relação às pessoas, havia questões internas (“grande sofrimento”) e/ou externas (“humilhação”, ou vergonha). Neemias foi hábil ao usar a tarefa que visivelmente precisava ser feita (a infraestrutura quebrada do muro) para resolver os problemas sociais e espirituais mais profundos que estavam associados com ela (a aparência queimada da entrada da cidade, a vergonha, a desonra, a humilhação, a indignidade, o aparente silêncio de Deus).

Os líderes de hoje têm muito a aprender com a história de Neemias. Há problemas não só nas áreas política, intelectual, profissional, econômica e familiar, mas também na área que poderíamos dizer que é a mais importante: a espiritual. É nessa área que o mundo tem maior necessidade de luz, compaixão e graça. Nela somos chamados para brilhar e causar impacto.

Após ouvir o relatório, Neemias chorou, lamentou, jejuou e orou. Aquele não era um projeto impessoal. Ele havia investido nele suas energias físicas, emocionais, mentais e espirituais. O líder que é dirigido pelo Espírito Santo não inicia uma tarefa pensando em obter glórias para si, mas com a certeza de que tem uma responsabilidade a cumprir.

A obra da reconstrução de Jerusalém já havia começado, contudo não havia sido concluída devido a manobras políticas (Ed 4:4-24). Ao ouvir o relatório desanimador, Neemias avaliou a situação em geral. O que estava em jogo não era somente a reputação do povo de Deus, mas a do próprio Deus. Os muros que cercavam Jerusalém tinham por finalidade ser uma barreira defensiva contra os inimigos. Se esses muros fossem reconstruídos com materiais de baixa qualidade, isso refletiria falta de capacidade dos judeus e falta de proteção da parte do seu Deus.

Precisamos cuidar da nossa condição espiritual e também da igreja. O desleixo e a falta de excelência refletem imagens negativas acerca do Deus que servimos e do tipo de relacionamento que temos com Ele. Quando o que está em jogo é a reputação divina e a segurança das pessoas, podemos ser chamados a reparar “os muros” para a glória do Senhor.

Mãos à obra

Volte ao texto que você copiou e estude as passagens.

Faça um círculo em torno das palavras/frases/ideias repetidas

Sublinhe palavras/frases que você achou importantes

Desenhe flechas ligando palavras/frases a outras palavras/frases que estão associadas ou relacionadas

Escolha um verso favorito do capítulo-chave desta semana. Escreva-o para ajudar na memorização.

Mãos à Bíblia

2. Leia Esdras 4:1-7. Quais foram os reis em cujos reinados ocorreu a oposição à construção do templo?

___________________________________________________________________

Eis a lista dos reis persas, em sua ordem cronológica, ligados aos livros de Esdras e Neemias. A lista começa com Ciro, que estabeleceu o Império Persa e conquistou Babilônia em 539 a.C.

Ciro II, o Grande (559-530 a.C.).

Cambises II (530-522 a.C.).

Dario I (522-486 a.C.).

Xerxes I (485-465 a.C. [também conhecido no livro de Ester como Assuero]).

Art

Pense nisto

Por que você acha que Neemias não voltou para Jerusalém quando o primeiro decreto foi expedido (Ed 1:3)?

Como está sua vida de oração?

Quais promessas você pode aplicar a situações de sua vida? Você já descobriu qual é seu papel na obra de Deus?


TERÇA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO 2019 – TESTEMUNHO

Embora Neemias estivesse longe e a situação fosse desanimadora, ele não se contentou com a mediocridade. A coragem e o desejo de exaltar a glória de Deus o levaram a pôr-­se de joelhos. O segredo da liderança de Neemias foi sua vida devocional. Sua oração no primeiro capítulo contém quatro componentes:

Adoração. “Senhor, Deus dos Céus”; “Deus grande e temível”; Aquele que é “fiel à aliança e misericordioso”. Esses títulos revelam a grandeza do Senhor e a pequenez dos nossos problemas.

Ao longo da oração, os pronomes da segunda pessoa, “Tu”, “Te”, “Ti” e “Teu(s)”, aparecem em maior número do que os da primeira pessoa, “eu”, “meu” e “nós”. A oração é centralizada em Deus, não no ser humano. Na verdade, a única vez em que Neemias usou a primeira pessoa foi na confissão de pecados.

Confissão. O pecado é uma barreira entre nós e Deus (Is 59:1, 2). Neemias quis se certificar de que seus pecados e os pecados de Israel estavam perdoados.

Como fica evidente na oração de Neemias, a confissão tanto pode ser geral quanto específica. É interessante notar que ele se colocou na condição dos que haviam pecado contra Deus. Ele não tinha pecados de indiferença, desobediência aos mandamentos, rejeição ao chamado divino para ir a Jerusalém, mas se identificou pessoalmente com o pecado corporativo de Israel. Esse ato de um líder piedoso assumir a dívida espiritual do povo também foi demonstrado por outros grandes personagens bíblicos.

Promessas. Confiando no Senhor e crendo que Ele seria fiel à Sua Palavra, Neemias recordou em sua oração para Deus o que Ele havia declarado no passado (1:8, 9). Jesus fez a mesma coisa quando citou o Antigo Testamento durante Suas tentações no deserto. Podemos reivindicar ousadamente as promessas divinas se tivermos certeza da fidelidade do Senhor.

No capítulo 1, versos 8 e 9, Neemias resumiu as promessas das bênçãos e maldições descritas em Deuteronômio 30 e Levítico 26. Embora essas bênçãos e maldições possam ofender alguns conceitos modernos do evangelho, fica claro que a obediência é a base para as bênçãos divinas. Paulo enfatizou que foi a obediência de Cristo que se tornou a base para as promessas divinas de bênçãos, e que “Nele” podemos ser participantes das mesmas bênçãos e desfrutar da remoção das maldições.

Visão. Por meio da oração, as prioridades de Neemias foram reordenadas e um novo propósito surgiu no coração dele. Ele entendeu que para esse propósito Deus o havia colocado naquela função diante do rei. Convenceu-se de que estava lá para ajudar nas necessidades de seu povo.

Os medos e persas tinham um conceito muito elevado da lei: uma vez promulgada, era impossível mudá-la (Dn 6:15). Sendo que haviam sido promulgadas leis que impediam a restauração de Jerusalém (Ed 4:17-24), a reconstrução parecia impossível. Mas em vez de se concentrar nas impossibilidades, Neemias buscou respostas em Deus. Ele orou durante vários dias (Ne 1:4), até que algo aconteceu. Passaram-se quatro meses para que ele recebesse a resposta: de quisleu (dezembro/janeiro) a nisã (abril/maio), veja o capítulo 2:1.

Mãos à Bíblia

Em Esdras 7:1-10 e Esdras 8:1-14, vemos que o rei Artaxerxes I permitiu que Esdras retornasse a Jerusalém (o ano era 457 a.C.) e levasse com ele todos os que desejassem retornar à pátria de Israel.

3.Leia Esdras 7:1-10. O que essa passagem nos ensina sobre esse servo do Senhor?

__________________________________________________________________

Esdras era um escriba com um legado sacerdotal. Como sacerdote, ele era descendente de Arão, irmão de Moisés, que foi o primeiro sacerdote da nação de Israel. Devido aos fatos registrados no livro de Esdras, e com base na tradição judaica, o nome de Esdras é tido em alta conta até hoje.

Pense nisto

Observando o texto bíblico que você copiou e marcou, que ideia principal você destacaria?

Quais perguntas surgem em sua mente?

Em seu relacionamento com Deus, você precisa dar mais atenção a qual dos quatro componentes da oração de Neemias?


QUARTA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO 2019 – CONEXÃO

Descubra a relação das passagens abaixo com o texto bíblico-chave (Ne 1) da lição desta semana:

Esdras 4:4-24

Salmos 66:18

Levítico 26:27-45

Deuteronômio 4:25-31

Deuteronômio 30:1-5

2 Crônicas 6:26-39

Quais outras passagens lhe vêm à mente em conexão com Neemias 1?

Mãos à Bíblia

4. Leia Esdras 7:11-28. Quais foram os componentes do decreto do rei? Por que essas instruções foram importantes para o povo de Israel?

_________________________________________________________________


QUINTA-FEIRA, 03 DE OUTUBRO 2019 – APLICAÇÃO

Deus ordena e tudo vem a existir. A natureza da palavra de Deus foi a base para a criação, a salvação e a redenção. Esse é o conceito fundamental das Escrituras. O que Deus diz se torna realidade (Sl 33:6, 9). Sua palavra foi a energia que deu origem à matéria. Desde a antiguidade filósofos e cientistas têm debatido sobre a origem de tudo. A Bíblia claramente apresenta a palavra de Deus como o fundamento da realidade.

Deus não mente (Hb 6:18; Tt 1:2). Se Ele mentisse, a realidade não se harmonizaria com a Bíblia, a revelação da Sua pessoa. Ele dá aos seres humanos liberdade para escolher se irão ou não aceitar Sua Palavra. Diferentemente da matéria criada, os seres humanos têm livre-arbítrio, dado pelo Criador, para decidir o que querem. Podemos escolher a vida, que deriva da realidade da existência eterna de Deus, ou a morte, se não desejamos fazer dessa realidade. Quando escolhemos moldar nossa vida de acordo com a Palavra de Deus ocorrem resultados maravilhosos.

Deus quer falar conosco hoje. A encarnação de Cristo se tornou a Palavra viva. Embora as promessas divinas tenham sido dadas ao longo da história bíblica, estudá-las em seu contexto nos ajudará a aplicá-las à nossa vida. Isso deve ser feito por meio de uma fé fundamentada na bondade e no poder do Senhor (Hb 11:6). As crises de fé se originam quando se crê no poder de Deus, mas não em Sua bondade. O resultado é o conceito de um Deus cruel, indiferente e que inspira medo. No outro extremo está a crença em um Deus bom, mas que não tem poder. Isso resulta no conceito de um observador benevolente, tipo Papai Noel, que deseja intervir nos assuntos humanos, mas não pode. Ambos os conceitos são distorções da natureza de Deus e prejudicam a fé.

Mas Deus é, ao mesmo tempo, poderoso e bom. Ele está acessível por meio do poder de Sua Palavra. Isso ficou evidenciado por Seu cuidado e amor para com o povo de Israel e a igreja apostólica.

Quais promessas da Palavra de Deus você tem reivindicado?

Mãos à Bíblia

5. Leia Esdras 7:6, 10. O que esses textos ensinam sobre a importância da educação religiosa adequada?

___________________________________________________________________

A sincera devoção de Esdras a Deus e sua decisão de estudar, praticar e ensinar a Palavra de Deus (Ed 7:6, 10) o prepararam para um ministério superior em Israel. O texto bíblico literalmente afirma que ele se dedicava ao estudo, à prática e ao ensino da Lei do Senhor.

“Os esforços de Esdras para reavivar o interesse no estudo das Escrituras se tornaram permanentes, graças ao seu laborioso e constante esforço no sentido de preservar e multiplicar os sagrados escritos. Ele reuniu todos os exemplares da lei que pôde encontrar, fazendo com que eles fossem transcritos e distribuídos. A Palavra pura, assim multiplicada e posta nas mãos de muitos, proveu o conhecimento que era de inestimável valor” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 609).

Pense nisto

Quais paralelos você observa entre a intercessão de Neemias e a de Cristo?

Você passou a ver Jesus sob nova perspectiva depois desta lição?

Como você reage ao ver Cristo dessa forma?


SEXTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO 2019 – UM SANTO PROPÓSITO

Neemias, um exilado hebreu, ocupava posição de influência e honra na corte persa. Como copeiro do rei ele tinha acesso livre ao governante. Em virtude dessa intimidade, além de sua grande habilidade e comprovada fidelidade, tornou-se conselheiro do monarca. Embora vivesse em meio a uma nação pagã, cercado pela pompa e esplendor da realeza, Neemias não se esqueceu do Deus de seus pais e do povo a quem haviam sido confiados os santos oráculos. Com o mais profundo interesse seu coração se voltava para Jerusalém; suas esperanças e alegrias estavam em ver novamente a prosperidade dela. Dias de aflição e provas sobrevieram à cidade escolhida. Mensageiros recém-chegados de Judá descreveram a Neemias a condição em que Jerusalém se encontrava.

“O segundo templo havia sido erguido, e partes da cidade, reconstruídas, mas sua prosperidade estava impedida e a continuidade da restauração, ameaçada. Os serviços no templo estavam conturbados. O povo judeu se encontrava em constante estado de alerta porque os muros da cidade ainda se encontravam em ruínas com suas portas completamente queimadas. A capital de Judá tinha se tornando um lugar desolado. Os poucos moradores estavam profundamente amargurados pelas provocações dos inimigos idólatras: ‘Onde está o seu Deus?’

“A alma do patriota hebreu ficou amargurada com as más notícias. Sua tristeza foi tão intensa que ele não pôde comer nem beber: ele chorou, lamentou e jejuou alguns dias. Passada a angústia, Neemias volveu-se para o infalível Ajudador. Ele orou “perante o Deus dos Céus” (Ne 1:4). Sabia que a aflição que sobreviera a Israel era o resultado de sua transgressão e, com humilhação profunda, compareceu diante de Deus para suplicar perdão e renovação do favor divino.

“Deus havia cumprido Suas advertências. Quando o povo se afastou Dele, Ele os espalhou entre as nações de acordo com Sua palavra. Neemias enxergou nesse fato a certeza de que o Senhor seria igualmente fiel no cumprimento de Suas promessas. Seu povo havia então se voltado em penitência e fé para guardar os mandamentos divinos. Deus havia dito que, se fizessem isso, embora espalhados nos lugares mais ermos da Terra, Ele os reuniria e faria com que a luz do Seu rosto brilhasse sobre eles novamente. Essa promessa havia sido dada mais de mil anos atrás, mas permaneceu imutável. A Palavra de Deus não pode falhar.

“Neemias frequentemente abria o coração a Deus em favor de seu povo. Um santo propósito se formou na mente, de que, se pudesse obter o consentimento do rei e a ajuda necessária para implementos e materiais, ele empreenderia a árdua tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém, com o propósito de restaurar a força nacional da cidade. Ao terminar sua oração, ele implorou ao Senhor que lhe concedesse favor perante o rei, para que seu plano pudesse ser realizado” (Trechos selecionados do livro de Ellen G. White, Lições da Vida de Neemias, capítulo 1)

*Pense nisto*

Depois do estudo de Neemias 1, nesta semana, quais aplicações você pode fazer em sua vida?

Quais práticas você pensa adotar em sua casa, escola, trabalho e igreja?

*DISCUSSÃO*

Compartilhe com sua classe o que você extraiu desta lição, por exemplo: descobertas, observações, dúvidas e pontos principais.

Perguntas sugestivas para ser discutidas:

Quais são os fardos que carregamos no coração?

Existe alguma necessidade humana que sentimos ser chamados para ajudar?

Temos diligentemente buscado respostas divinas como Neemias?

Por que nossas orações não estão centralizadas em “Deus”, mas no “eu”, “me” e “meu(s)”?

Como podemos socorrer as pessoas e nos preocupar com os que têm necessidades como Neemias fez em relação ao seu povo?

Qual é a grande preocupação da sua vida? Qual é sua grande paixão?


Report Page