A Lei e a Graça:

A Lei e a Graça:

Hó Theós Agápe estin

Defendendo a Fé Cristã


יהושוע O Leão da tribo de יהודה





Estudo sobre a Lei e a Graça:


Rm 6:17: "Mas Graças a Deus que, tendo sido escravos do pecado, obedecestes de coração à forma de Doutrina a que fostes entregues."


2Ts 2:15: "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."


Estes Versículos mostram que existe uma Doutrina Bíblica, Na Qual devemos obedecer. Em razão de haver muitas heresias no dia de hoje, é necessário um retorno à Essa Doutrina.


At 16:4-5: "E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os Decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. De sorte que as igrejas eram confirmadas na FÉ, e cada dia cresciam em número."


- Transição de Alianças: É necessário guardar o sábado? Posso comer carne de porco? Devo me circuncidar?


Resposta:

Atos 15; Gálatas 1:6-10; 2; 3; 4; 5:1-16; Efésios 2; Romanos 3:21-6:23; Lucas 16:17-17; Mateus 5:17-20; (Ler todo o capítulo 5) ; 7:28-29; Colossenses 2:16-3:17; Romanos 14; Hebreus (Epístola inteira)

Hebreus 10:1;


Atos dos Apóstolos 21:18. E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. 19. E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. 20. E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que creem, e todos são zeladores da Lei. 21. E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da Lei. 22. Que faremos pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. 23. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. 24. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a Lei. 25. Todavia, quanto AOS QUE CRÊEM DOS GENTIOS, JÁ NÓS HAVEMOS ESCRITO, e achado por bem, que NADA DISSO OBSERVEM; mas QUE SÓ SE GUARDEM do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação.


João 5:16. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque FAZIA estas coisas no SÁBADO. 17. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho . 18. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só QUEBRAVA o sábado, mas também dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se IGUAL a Deus.


Lc 16:16-17: "A Lei e os Profetas profetizaram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar Nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei."


Ele (Jesus/ YAHOSHUA) NÃO disse "guardem a Lei", mas disse que o que estava Escrito Nela (com relação a PROFECIAS) , TODAS SE CUMPRIRÃO!


Hb 10:1: "PORQUE tendo a Lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam."


Hb 8:6-13: "Mas agora alcançou Ele [JESUS] ministério tanto mais excelente, quanto é Mediador de uma melhor Aliança que está confirmada em melhores Promessas. Porque, se Aquela Primeira fosse perfeita, NUNCA se teria buscado lugar para a Segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma NOVA ALIANÇA, Não segundo a Aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram Naquela Minha Aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a Aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as Minhas Leis no seu entendimento, E em seu coração As escreverei; E Eu lhes Serei por Deus, E eles Me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque Serei Misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, PERTO ESTÁ DE ACABAR."


Gl 3:10-11: "Todos aqueles, pois, que são das obras da Lei estão debaixo da maldição; porque está Escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no Livro da Lei, para fazê-las. E é evidente que pela Lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da Fé."


"O justo viverá da FÉ (EMUNAH)" , não diz "o justo viverá pela obediência a Lei (Torah)"


Gl 3:13-14: "Cristo nos Resgatou da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios POR JESUS CRISTO, e para que pela FÉ nós recebamos a Promessa do Espírito."


Gl 3:23-29: "Mas, ANTES que a FÉ viesse, estávamos guardados debaixo da Lei, e presos para aquela FÉ que se havia de manifestar. De maneira que A LEI NOS SERVIU DE TUTOR, para Cristo, para que pela FÉ fôssemos Justificados. Mas, depois que veio a FÉ, JÁ NÃO ESTAMOS DEBAIXO DE TUTOR. Porque todos sois filhos de Deus pela FÉ em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a Promessa."


"A LEI NOS SERVIU DE TUTOR" - a Lei era o nosso tutor,


"Mas, depois que veio a FÉ , JÁ NÃO ESTAMOS DEBAIXO DE TUTOR."


Se a Lei era o nosso tutor e nós não estamos mais debaixo de tutor, logo, nós não vivemos mais debaixo da Lei


Gl 4:8-11: "Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em VÃO para convosco."


Gl 5:1-8: "ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, CRISTO DE NADA VOS APROVEITARÁ. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a Lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da Graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da FÉ aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a FÉ que opera pelo AMOR. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem Daquele que vos chamou."


At 13:37-40: "Mas Aquele a Quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por Este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela Lei de Moisés, NÃO PUDESTES SER JUSTIFICADOS, por Ele é Justificado TODO AQUELE QUE CRÊ. Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos Profetas:"


- Veja que a Lei de Moisés não pode nos Salvar nem nos Justificar, isto é, nos tornar justos diante de Deus, mas o que o Antigo Testamento diz (com relação à Profecias) , não se deve desprezar, como é dito no Versículo 40.


Rm 3:31: "Anulamos, pois, a Lei pela FÉ? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei."


Em que sentido? Paulo quis dizer que a FÉ NÃO ANULA A LEI, pois Nela encontramos coisas (Profecias e Outras Coisas) para nosso dias, as quais não se cumpriram ainda, e Deus não é mentiroso (Tito 1:2) , por isso Ele cumprirá tudo que disse, mas por estarmos em uma NOVA ALIANÇA, certas práticas e coisas não são mais necessárias. Como vou saber o que devo e o que não deve cumprir? O Novo Testamento te mostra! No Novo Testamento podemos encontrar explicações sobre o que Deus deseja que façamos e o que Ele não requer mais de nós (um Exemplo disso é o capítulo 5, 6, 7 do Evangelho de Mateus, nos quais é mostrado o que o nosso Messias deseja que façamos ou não, nestes capítulos Jesus reinterpretou e definiu o que tínhamos e o que não tínhamos que fazer com relação ao AT)


Veja alguns Versículos que falam sobre Isso:


Lc 22:20: "Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no Meu Sangue, que é derramado por vós."


Mt 27:50-51: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"


Jo 19:30: "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."


- Consumar (Τετέλεσται) significa: Consumar/acabar/terminar/completar/chegar ao fim [de algo]


1Co 5:7: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós."

Quando é dito no Versículo 8 'façamos a festa', veja que é interpretado ESPIRITUALMENTE:


1Co 5:8: "Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."


As palavras 'Fermento da maldade e da malícia' e 'ázimos da sinceridade e da verdade' , são coisas que não se comem, MAS SE FAZEM (maldade e malícia em contraste c sinceridade e verdade, isto significa que está sendo interpretado ESPIRITUALMENTE)


1Co 10:25-28: "Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.


- vemos que os Versículos 25-27 nos dão liberdade para comermos o que quiser, até mesmo se for na casa de um infiel . NO ENTANTO, ESSA LIBERDADE TEM UMA RESTRIÇÃO:


28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, NÃO COMAIS, por causa Daquele que vos Advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude."


E isso concorda com o que foi estabelecido em Atos 15:


At 15:22-32: "Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a Lei, não lhes tendo nós dado mandamento, Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram as suas vidas pelo Nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, NÃO VOS IMPOR MAIS ENCARGO ALGUM, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e do sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras."


Hb 10:1: "Porque tendo a Lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam."


Lembra de Lucas 22:20? Então:


Hb 8:13: "Dizendo Nova Aliança, envelheceu a Primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar."


- A Antiga Aliança não acabou ainda, pois tem coisas para se cumprir, por isso Jesus diz:


Mt 5:17-18: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.


"não vim destruir, mas cumprir."

"sem que tudo seja cumprido."

- o que Jesus veio cumprir e o que ainda será cumprido?


Jo 19:36: "Porque estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: Osso dele não será quebrado."


Mt 1:22: "E tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse"


Mt 2:15: E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o Meu Filho.


Mt 2:23: E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.


Lc 24:44: E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que era necessário que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, e Profetas e Salmos.


Mt 8:17: Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.


Mt 12:17: Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz


Mt 13:35: Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.


Jo 12:38: Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?


Jo 15:25: Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua Lei: Odiaram-Me sem causa.


Jo 19:36-37: Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E novamente diz outra Escritura: Verão Aquele que traspassaram.


At 13:27-29: Por não terem conhecido a Este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-No, CUMPRINDO assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados. E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que Ele fosse morto. E, havendo eles cumprido todas as coisas que Dele estavam escritas, tirando-O do madeiro, O puseram na sepultura;


Nenhum desses Versículos estão falando de Mandamentos, eles se referem às PROFECIAS do Antigo Testamento, as Quais irão se cumprir pois Deus é Fiel a Sua Palavra, ademais quando em Rm 3:31 diz que a Lei não é anulada, isso significa que ela ainda permanece (não como mandamento) mas como:


Rm 3:21: Mas agora se manifestou sem a Lei a Justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas;


- A Lei é estabelecida como uma TESTEMUNHA de Cristo, tal como Jesus disse:

Jo 5:39-40: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter Nelas a Vida Eterna, e são Elas que de Mim dão testemunho; E não quereis vir a Mim para terdes Vida.


1Jo 5:11-12: E o testemunho é Este: que Deus nos deu a Vida Eterna; e Esta Vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida.


Em nenhum momento é dito que a Lei pode nos dar vida ou que somos salvos por ela (obediência a ela) , muito pelo contrário, os Versículos dizem que a Lei TESTEMUNHA de Cristo, e que Cristo é a VIDA ETERNA!


"Ah, mas tá escrito: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter Nelas a Vida Eterna" - sim, porque as Escrituras não salvam, MAS APONTAM AO SALVADOR:


2Tm 3:15: E que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a Salvação, pela Fé que há em Cristo Jesus.


Não é dito que as Escrituras salvam, mas sim que elas nos tornam sábios (nos mostram o Caminho) , de outra maneira - as Escrituras nos levam até Cristo e Cristo nos salva pois Ele é o nosso Salvador!


Hb 7:11-14,17-19,21-22: De maneira que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico - porque sob ele o povo recebeu a lei - que necessidade havia mais de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque Aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. Porque ele assim testifica: Tu És sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta maneira é introduzida uma melhor Esperança, pela Qual chegamos a Deus. Mas Este com juramento por aquele que Lhe disse: Jurou o Senhor, e não Se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque), De tanto melhor Aliança Jesus foi feito fiador.


🔥 Quantas coisas valiosas podemos tirar desses Versículos!!


1) "que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?" - Jesus foi feito sacerdote, mas não pela ordem e linhagem comum de Arão, Ele veio de Melquisedeque


2) "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." - o fato de Jesus ser sacerdote implicou na MUDANÇA da Lei, isso mostra que nós não vivemos mais de baixo da antiga Lei; mas de uma nova:

Rm 6:14-15: Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, mas debaixo da Graça. Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da Graça? De modo nenhum.


a) vivemos agora não mais debaixo da antiga Lei, mas debaixo da nova Lei: A Graça de Cristo!!


3) "Porque ele assim testifica: Tu És sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque." - Jesus é sacerdote espiritual e eterno (de Melquisedeque) e não terreno e mortal (de Arão - Hb 7:22-28)


4) "Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)" - a Antiga Lei ficou para trás e não foi eficaz de nos salvar


a) Gl 3:21: Logo, a Lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma maneira; porque, se fosse dada uma Lei que pudesse vivificar, a Justiça, na verdade, teria sido pela Lei. - a Lei não pode nos vivificar, não pode nos salvar, no entanto a Lei não anula a Promessa de Deus - que Promessa (o Contexto é sobre a Vinda de Jesus e a Justificação pela Fé, logo a Lei não anula o NT)


5) "e desta maneira é introduzida uma melhor Esperança, pela Qual chegamos a Deus." - estamos agora em uma Nova Aliança


6) "De tanto melhor Aliança Jesus foi feito fiador." - Jesus é Mediador de uma NOVA E MELHOR ALIANÇA


7) Hb 12:24: E a Jesus, o Mediador de uma Nova Aliança, e ao Sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.


Assim sendo, fica melhor a compreensão de Mateus 5:17-20:


"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."


a) Jesus cumpriu a Lei (profecias)


b) A Lei não vai acabar enquanto existir céu e terra (em sentido das profecias que se encontram no Antigo Testamento)


c) Aquele que descumprir os Mandamentos por menor que seja será o menor no Reino dos céus (Ele está se referindo aos Mandamentos da NOVA ALIANÇA, visto que a Antiga passou e que Jesus trouxe um Novo Testamento e ainda porque Jesus veio do sacerdócio espiritual de Melquisedeque) - o que significa que:

Hb 7:11-12: De maneira que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico - porque sob ele o povo recebeu a lei - que necessidade havia mais de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também MUDANÇA da Lei.

- estamos em uma NOVA ALIANÇA - "se faz também MUDANÇA da Lei."


d) Jesus muitas vezes repreendeu os fariseus pela sua hipocrisia leia Mateus 23:

Mt 23:27-28: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.

- Nosso Senhor deixou bem claro que a justiça dos fariseus era apenas EXTERNA, mas que a nossa deve exceder a deles, ou seja: deve ser INTERNA!


Deus mudou de opinião então? - esta pergunta é respondida na Epístola aos gálatas, lá é explicado o propósito da Lei.

Uma vez entendido a finalidade da Lei, não fica difícil entender o porquê do seu término!!


Rm 6:14 Ἁμαρτία(pecado) γὰρ(pois) ὑμῶν(a vocês) οὐ(não) κυριεύσει·(terá domínio/assenhoreará) οὐ(não) γάρ(pois) ἐστε(estais) ὑπὸ(debaixo da) Νόμον(Lei) ἀλλ’(mas) ὑπὸ(debaixo da) Χάριν(Graça)

Tradução: Pois o pecado não terá domínio sobre vocês, pois não estais debaixo da Lei, mas debaixo da Graça.


Rm 10:4

Tέλος(fim) γὰρ(pois) Νόμου(da Lei) Χριστὸς(é Cristo) εἰς(para) δικαιοσύνην(Justiça) παντὶ(de todo) τῷ(o) πιστεύοντι(que crê)


Tradução: Pois o fim da Lei é Cristo para Justiça de todo o que crê


Tέλος = substantivo do caso nominativo neutro singular, de τελέω = verbo

Significado: Consumar, acabar, finalizar, completar, chegar ao fim de algo, terminar.


Qual a função da Lei então?


Gl 3:19,23-25: Logo, para que é a Lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a Quem a Promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um mediador. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da Lei, e presos para aquela Fé que se havia de manifestar. De maneira que a Lei nos serviu de tutor, para Cristo, para que pela Fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a Fé, já não estamos debaixo de tutor.


Novamente, os Versículos são muito claros, a Lei teve seu propósito, foi válida durante um período de tempo [até o Descendente - Cristo] e agora não mais estão sobre o regime/governo da Lei, como o Versículo mesmo diz:

"a Lei nos serviu de tutor, para Cristo" - a Lei era o nosso tutor

"Mas, depois que veio a Fé, já não estamos debaixo de tutor."

- Se a Lei era o nosso tutor e nós não estamos mais debaixo de tutor, logo, não estamos mais debaixo da Lei!


Para aqueles que ainda insistem em viver sobre o regime da Lei, veja as advertências severas de se fazer isso:

Gl 5:4,14,18: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela Lei; da Graça tendes caído. Porque toda a Lei se cumpre em uma só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei.


a) "Porque toda a Lei se cumpre em uma só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." - de outra maneira: NÃO PRECISAMOS GUARDAR A LEI, MAS A VOCÊS QUE INSISTEM EM QUERER GUARDAR A LEI, FIQUEM SABENDO QUE O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR (ou seja: Não precisa guardar sábado, não precisa fazer seleção de alimentos, não precisa guardar festas, pois todas essas coisas eram sombras de Cristo - Cl 2:16-17, vocês precisam praticar a Lei do AMOR a Deus e ao próximo)


b) "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela Lei; da Graça tendes caído."

- quem quer viver debaixo da Lei está FORA da Graça e ainda SEPARADO de Cristo!


c) "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei." - Quem é direcionado pelo Espírito Santo não vive debaixo da Lei


Rm 8:14: Pois todos quantos são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.


1Tm 1:8-11: Nós, porém, sabemos que a Lei é boa, se alguém usa dela legitimamente; pois sabemos isto: Que a Lei não foi feita para o justo, mas sim, para os injustos e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os irreligiosos e profanos, para os assassinos dos pais e das mães, para os homicidas, para os que cometem pecados sexuais, para os homens que efetuam sexualidade com homens, para os que roubam a liberdade das pessoas, para os mentirosos, para os que juram falsamente, e qualquer outra coisa contrária à Sã Doutrina, conforme o Evangelho da Glória do Deus Bendito, que foi confiado a mim.


a) "Que a Lei não foi feita para o justo" - o justo vive na Graça de Cristo, a Lei não é feita para ele!


b) Os ímpios não conhecem a Deus e a Lei é para eles, Paulo explicou melhor isso em Romanos quando disse: "Todavia, eu não teria conhecido o pecado, se não fosse pela Lei; porque não conheceria a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás." - a Lei trás o conhecimento do que é errado, e para os injustos, [pois um ímpio não sabe que aquilo que faz é errado (alguns sabem e mesmo assim fazem, mas existe pessoas que não sabem) - Atos 17:30-31] ela sim é válida!

c) "e qualquer outra coisa contrária à Sã Doutrina, conforme o Evangelho da Glória do Deus Bendito, que foi confiado a mim." - obviamente, a sã Doutrina não é a Lei, mas a Lei é feita para aqueles que são CONTRÁRIOS à Sã Doutrina, que Paulo define no Versículo seguinte como sendo o Evangelho!


Rm 7:3-7: Ou seja, enquanto o marido viver, ela será chamada de adúltera, se for de outro homem; mas depois de morto o marido, ela está livre da lei, de maneira que não será adúltera se for de outro homem. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a Lei por meio do corpo de Cristo, para que sejais de Outro, Daquele que foi ressuscitado dos mortos, a fim de frutificarmos para Deus. Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que eram pela Lei, operavam nos membros do nosso corpo, a fim de frutificarem para a morte. Mas agora estamos livres da Lei, estando mortos para aquilo em que estávamos presos, para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Que diremos, pois? É a Lei pecado? De maneira nenhuma! Todavia, eu não teria conhecido o pecado, se não fosse pela Lei; porque não conheceria a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás.


a) "vós estais mortos para a Lei por meio do corpo de Cristo, para que sejais de Outro, Daquele que foi ressuscitado dos mortos" - a ilustração é simples: Assim como uma mulher que ficou viúva (pois seu marido morreu) , se casa com outro homem, da mesma maneira o "primeiro marido" (a Lei) morreu para nós, e agora nos casamos com Deus, o Criador (espiritualmente - somos a Noiva do Cordeiro - Jo 3:29)


b) "Mas agora estamos livres da Lei" - sim, pois ela morreu (1 marido) e agora nos casamos com Deus leia atentamente de novo essa Passagem - Romanos 7:3-7


Rm 3:19-20: "Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, aos que estão debaixo da Lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante Dele pelas obras da Lei, porque pela Lei vem o conhecimento do pecado."


a) "tudo o que a Lei diz, aos que estão debaixo da Lei o diz" - isto é, aos judeus (olhe como ele continua: "para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne" - referências aos judeus e aos gentios - a todos)


b) "Por isso nenhuma carne será justificada diante Dele pelas obras da Lei"

- Rm 3:27-28: "Onde está logo a vanglória? É excluída. Por qual Lei? Das obras? Não; mas pela Lei da Fé. Concluímos, então, que o homem é justificado pela Fé sem as obras da Lei."


c) "porque pela Lei vem o conhecimento do pecado." - confirmando o que já tinha sido dito antes:

Rm 7:6-7: "Mas agora temos sido libertados da Lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Que diremos pois? É a Lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás."


a) "Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás." - é justamente por isso que a Lei não é feita para o justo, mas para os ímpios, pois os ímpios não conhecem a Verdade - Jo 8:31-36


Rm 7:12: E assim a Lei é santa, e o Mandamento santo, justo e bom. - sim, claro, pois através da Lei o ímpio pode conhecer o que é certo ou errado e se entregar a Cristo!


NÃO REJEITAMOS O ANTIGO TESTAMENTO, CREMOS NELE COMO ESCRITURA SAGRADA, MAS, ASSIM COMO AS ESCRITURAS DECLARAM, VIVEMOS NA NOVA ALIANÇA QUE O NOSSO SENHOR JESUS NOS DEU COM SUA MORTE E RESSURREIÇÃO, PELO SEU PRECIOSO SANGUE VERTIDO NA CRUZ - ESTE FOI O PREÇO PAGO PARA TERMOS A GRAÇA, POR ISSO, QUE NÃO VENHAMOS REJEITAR TAMANHO AMOR E GRAÇA QUE ELE NOS CONCEDEU, MAS NOS ENTREGAR A ELE POR INTEIRO E NOS CONVERTER DE NOSSAS MÁS OBRAS PARA O DEUS VIVO! - Hb 9:14-15


Que toda Glória seja dada ao nosso אלהים , por meio de Seu santo בן , pela operação do רוח קודש


(Deus - אלהים)

(Filho - בֵּן)

(Espírito Santo - רוח קודש)




Report Page